segunda-feira, 29 de julho de 2013

ALGUÉM QUE ESCUTE BONITO





                                                                                                    Por Edna Palladino

Se eu pudesse encontrar alguém que escuta bonito iria até o fim do mundo pra encontrar – alguém que não sucumba à terrível frase de efeito, que em nada ajuda: “Seu eu fosse você”.  

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". O que a gente ama não é a pessoa que fala bonito, mas que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção". De Rubem Alves

Gostamos demais de dar conselhos, de contar nossas experiências como forma de que o outro encontre solução no mesmo formato, até porque nos sentimos sempre tão impressionados com nosso próprio contexto de resoluções, tão apaixonados pelo  nosso “umbigo” em crise...

A busca por isolamento vêm da falta de uma importante companhia que saiba o que é sofrer, de entender que há momentos em que restam apenas redes e vontade de dormir.

Será preciso aprender o som respeitoso dos pardais devotados à Majestade Sabiá, e então melodiar silenciosamente com os que me rodeiam.

“Tô indo agora pra um lugar todinho meu. Quero uma rede preguiçosa pra deitar, em minha volta sinfonia de pardais, cantando para a Majestade O Sabiá!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário